Qual é a função de um encanador?

Qual é a função de um encanador?

Qual é a função de um encanador? – O Encanador é o profissional responsável por montar, ajustar, instalar e reparar encanamentos, tubulações e outros condutos. Um Encanador faz instalações de encanamentos, em aparelhos sanitários, caixas de descargas, testando e consertando.

A rede hidráulica, incluindo canalizações, válvulas e registros. Está sob as responsabilidades de um Encanador limpar e desobstruir ralos, tubulações, caixas de inspeção, etc. fazer reparos em canalizações, reservatórios e chaves de boia, reparar vazamentos das tubulações de casa.

Se bombas, substituir e eliminar vazamentos de aparelhos sanitários, trabalhar em tubulações de PVC, confeccionar e assentar calhas, assentar manilhas, fazer ligações de bombas, reservatórios de água, rede de água, esgoto e gás, construir indicadores para controle de volume de água.

Nas caixas de abastecimento, limpar e desentupir calhas, fossas, condutores de águas pluviais, caixas de gordura, canos, ralos e instalações sanitárias em geral. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Encanador é essencial que esteja sempre bem atualizado.

Nas atualidades e raciocínio lógico.

Com que áreas dentro de uma empresa, um Encanador se relaciona?
O Encanador por ser o profissional responsável por montar, ajustar, instalar e reparar encanamentos se relaciona com a área de manutenção.
Formação Desejada de um Encanador
– Cursos básicos profissionalizantes.
Cargos Relacionados


O que faz um Encanador?

O encanador é um profissional da construção civil cujo trabalho é instalar e prover a manutenção de sistemas hidráulicos (água e esgoto) de residências, estabelecimentos e indústrias.

Estão presentes no cotidiano do encanador: o manejo de encanamentos, tubulações, caixas d’água, torneiras, vasos sanitários, caixas de esgoto, ralos, reservatórios, pias e tanques.

Sua presença é importante na construção de obras, nas verificações regulares de segurança e estado de preservação e nos reparos, quando se iniciam vazamentos, entupimentos e outros tipos de sobrecarga, envelhecimento, enferrujamento, quebras ou rachaduras das estruturas por onde são levados a água e o esgoto.


Você sabe o que faz um encanador?

O encanador é um daqueles profissionais tão necessários em horas urgentes, daqueles que solucionam problemas que nos parecem impossíveis, em poucos minutos. Também conhecido como bombeiro hidráulico, ele é responsável por montar, ajustar, instalar e reparar encanamentos.

Tubulações e outros condutos. Também faz instalações de encanamentos, em aparelhos sanitários, caixas de descargas, testando e consertando a rede hidráulica, incluindo canalizações, válvulas e registros.

Entre as responsabilidades de um encanador estão limpar e desobstruir ralos, tubulações, caixas de inspeção, fazer reparos em canalizações, reservatórios e chaves de boia, substituir e eliminar vazamentos de aparelhos sanitários, fazer ligações de bombas, reservatórios de água.

Rede de água, esgoto e gás, construir indicadores para controle de volume de água nas caixas de abastecimento, limpar e desentupir calhas, fossas, condutores de águas pluviais, caixas de gordura, canos, ralos e instalações sanitárias em geral.


Estude!

Para atuar na profissão de encanador é necessário ter pelo menos terminado o ensino fundamental, mas para progredir na carreira ampliando somente os conhecimentos técnicos é necessário concluir o ensino médio. O encanador tem ainda que conhecer as normas do local.

Onde irá trabalhar, todos os tipos de ferramentas que poderão se fazer necessárias, além de entendimento quanto a conservação e economia de água. O mais importante de um bom encanador é ser um profissional competente e, para isso, é necessário ter conhecimento.

E saber o que precisa para uma boa obra, além de ter conhecimentos técnicos, tenha experiência na função.


Busque se diferenciar

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Encanador é essencial que esteja sempre bem atualizado nas atualidades e raciocínio lógico. A capacitação é um importante diferencial. Por isso, busque sempre se atualizar e adicionar ao seu currículo certificações que o habilite.

A executar atividades especificas. É o caso das Normas Regulamentadoras (NR), conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo.

Entre as indicadas para profissionais dessa área estão a NR-33 (execução de atividades em espaços confinados) e a NR-35 (trabalho em altura).