Quanto tempo demora para a soda cáustica fazer efeito

Quanto tempo demora para a soda cáustica fazer efeito

Quanto tempo demora para a soda cáustica fazer efeito – Manter a casa limpa e em ordem é muito prazeroso. O transtorno causado pelo mau cheiro, a impossibilidade de utilizar e o comprometimento de higiene geral do banheiro são apenas algumas das dificuldades.

Que um vaso sanitário entupido pode proporcionar quando ocorre o contratempo de entupir o vaso sanitário muitas são as dicas para dar um jeitinho e conseguir fazer com que o módulo volte a funcionar, porém, dependendo do motivo do entupimento não é tão simples solucionar.


Quando usar soda cáustica para desentupir o vaso sanitário?

A soda cáustica é um produto químico corrosivo que promove o desentupimento das tubulações do vaso sanitário quando o entupimento for causado por material orgânico, como por exemplo:

– descarte de papel;

– excesso de material orgânico;

– resto de alimentos;

– absorventes biodegradáveis;

– lenços biodegradáveis.


Quando não utilizar soda cáustica para desentupir vaso sanitário?

A soda não fará efeito em situações que a obstrução foi causada pelo descarte inapropriado de materiais como: teste de gravidez, cotonete, fio dental, cigarro, preservativos, brinquedos, meias, lenços umedecido, absorventes, plásticos, objetos em geral.


Como desentupir o vaso sanitário usando a soda cáustica?

Para preparar a solução use óculos protetor, luvas e tome cuidado para não inalar ou entrar em contato com o produto. Em um recipiente de plástico com capacidade para 8 litros ou mais coloque 2 litros de água morna.

Em seguida acrescente aos poucos cerca de 500 gramas de soda cáustica. Misture com uma espátula de cabo longo de plástico ou madeira. Após dissolver totalmente despeje devagar no vaso sanitário.

Aguarde por cerca de 12 horas para dar descarga. Limpe o vaso sanitário e dê descarga por 5 vezes antes de voltar a utilizá-lo. Caso não consiga desentupir com esse procedimento, não repita o processo porque a soda cáustica pode desgastar a tubulação e provocar vazamentos.

Nesse caso, chame uma desentupidora especializada.


Como preparar Soda Cáustica para desentupir canos?

Quando os encanamentos de sua casa acabam entupindo normalmente o problema é relacionado com excesso de gordura que se fixa na tubulação, isso acaba restringindo (em alguns casos completamente) a passagem da água, é o que chamamos de cano entupido.

Existem diversos métodos para proceder ao desentupimento dos canos, entre eles vale citar produtos como Soda Cáustica, Diabo Verde ou mesmo meios mecânicos como arames, máquinas para desentupir e outros.

Aqui vou dar duas dicas interessantes de como poderá potencializar os efeitos da soda cáustica sobre a gordura que está nos canos, assim tendo maiores chances de conseguir desentupir seu encanamento sem a necessidade de contratar um profissional.


Soda cáustica muito forte!

Se seu encanamento está completamente entupido e a água demora horas para passar, ou mesmo nem passa mais, o primeiro passo é deixar que o cano fique sem água (esperar a água baixar ou drenar).

Prepare normalmente a solução de soda cáustica com água quente e despeje no cano a ser desentupido, após isso despeje neste mesmo cano metade da quantidade de água com soda cáustica de vinagre (por exemplo, se usou 1 litro de soda castiça use meio litro de vinagre).

É normal que esta solução produza vapores (que podem irritar as vias aéreas) com mau cheiro e também espuma. Não tampe o ralo, é importante que estes gases tenham como sair de seu encanamento.

Este método fará com que toda a gordura que esteja na tubulação seja retirada, cerca de 3 horas depois abra a torneira para deixar a água fluir normalmente, se por acaso ainda assim não surtir efeito o melhor mesmo é chamar um profissional.


Soda cáustica forte!

Este método é bastante indicado para casos em que o entupimento ainda não está tão severo ou mesmo para casos em que não pretende produzir mau cheiro no ambiente. Não é tão forte quanto o anterior, mas também é forte.

O preparo da soda cáustica neste caso é muito simples, prepare a soda cáustica normalmente, após isso basta acrescentar um pouco de sal na solução, não exagere no sal, apenas um pouco será suficiente para tornar a solução ainda mais cáustica e corrosiva.