Remédios caseiros para tratar picadas de mosquitos

Remédios caseiros para tratar picadas de mosquitos

Construsul Desentupidora Porto Alegre – Remédios caseiros para tratar picadas de mosquitos .  Picadas de mosquitos podem ser bastante incomodas. Principalmente em crianças. Inclusive, elas podem causar reações alérgicas sérias. O que poucas pessoas sabem é que existem alguns remédios caseiros para tratar esse tipo de picada e até evitar a ação desses insetos, os mosquitos ou pernilongos.

Existem várias alternativas caseiras que podem oferecer alívio ou a diminuição dos sintomas das picadas de mosquitos. Um dos grandes diferenciais desse tipo de tratamento é o seu custo-benefício. Hoje em dia, medicamentos e pomadas para tratar picadas de mosquitos, que são adquiridos em estabelecimentos como farmácias, por exemplo, podem sair muito caro.

Como é o Ciclo de Vida dos Mosquitos?

Antes de falar sobre os remédios caseiros para tratar picadas de mosquitos, é importante que você entenda sobre o ciclo de vida desses insetos. Que os mosquitos são um incômodo, principalmente em estações mais quentes, não há dúvidas, mas como eles se proliferam é um mistério para muitas pessoas.

A primeira coisa que você precisa saber é que o tempo de vida desse inseto varia por uma série de fatores. Desde o sexo dos mosquitos, até as condições ambientais, tudo interfere diretamente no seu ciclo. Por exemplo, os machos podem chegar a viver uma semana em condições desfavoráveis. Já as fêmeas têm um período de vida bem maior, de quase um mês. Além disso, o ciclo consiste em quatro etapas:

Ovo;
Larva;
Pupa;
Mosquito.

Na sua primeira fase de desenvolvimento, os ovos são colocados pela fêmea em um ambiente com água e ficam ali por 48 horas. A segunda etapa é a de larva. Nesse estado, o inseto fica uma semana se desenvolvendo até ficar quatro vezes maior do que o tamanho original.

Uma curiosidade é que nesse período as larvas são vulneráveis a temperaturas baixas. Por conta disso é que geralmente vemos menos mosquitos no inverno e mais durante o verão. As temperaturas altas são as ideais para o desenvolvimento desse tipo de inseto. A próxima fase de desenvolvimento é de pupa, que dura dois dias. Após esse período o mosquito já está em sua fase adulta, podendo se reproduzir com facilidade.

Existem cerca de 2.500 espécies de mosquitos no mundo inteiro, catalogadas. É preciso muito cuidado ao lidar com esse tipo de inseto, pois além de causar reações alérgicas, alguns podem transmitir doenças sérias, que precisam de tratamentos específicos.

Sintomas: Como Diferenciar Picadas de Mosquitos de Outros Insetos?

As picadas de mosquito as vezes passam despercebidas, mas em alguns casos, podem gerar bastante desconforto. Principalmente se a pessoa tiver algum tipo de alergia alérgica a uma espécie. Por isso, é preciso muita atenção para a identificação de sintomas. É comum que as pessoas confundam picadas de mosquitos com a de outros insetos. O que pode gerar consequências sérias. Uma picada de aranha, por exemplo, pode levar até ao óbito, dependendo da espécie.

As picadas de mosquito são caracterizadas pelos seguintes sintomas:

Coceiras: são ocasionados pelas toxinas liberadas durante a picada.

Leve inchaço: também é comum que as picadas de mosquitos gerem um leve inchaço na região picada.

Vermelhidão: por conta das toxinas e até mesmo da coceira, a região afetada também ficará vermelha.

Sensação de ardor: outro sintoma frequente é uma sensação de ardor na picada.

Se você identificar qualquer sintoma diferente desse, como febre mais alta que 38ºC, a pele em torno da picada começa a ficar roxa, calafrios ou qualquer outra coisa fora do comum citado acima, procure um médico. Você pode ter sido picado por outro inseto, como aranhas, ou ainda, pelo Aedes Aegypti, que pode desencadear consequências ainda mais sérias para a sua saúde.

Principais Remédios Caseiros para Tratar Picadas de Mosquitos

Conheça agora os melhores tratamentos caseiros para picadas de mosquitos. Antes de usar qualquer um dos remédios caseiros que vamos ensinar, é importante ter em mente que eles devem ser utilizados apenas como tratamento para picadas de mosquitos. Se você for picado por outro inseto, ou sentir algum sintoma diferente dos convencionais que citamos acima, procure um médico.

1. Remédio caseiro para picadas de mosquitos usando Suco de Limão

Um dos remédios caseiros mais populares é o suco de limão. Ele é muito utilizado para combater diversos tipos de distúrbios, graças as suas propriedades únicas e surpreendentes, inclusive, para tratar picadas de mosquito. Ele contém propriedades anestésicas e anti-inflamatórias quem além de diminuir o desconforto causado pelas picadas, também evita a coceira. O ideal é que você esprema um limão e passe o suco na região afetada. Isso evitará que você desenvolva algum tipo de infecção.

Mas é preciso muito cuidado ao usar esse método. É recomendado que você use esse tratamento apenas em casa, de preferência antes de dormir. Nunca passe o suco de limão e saia no sol, isso pode gerar queimaduras graves e até mesmo manchas na pele.

2. Remédio caseiro para picadas de mosquitos usando Cebola

Mais um dos remédios caseiros bastante eficaz para quem deseja tratar picadas de mosquito é a cebola. Assim como o limão, ela também contém propriedades que acabam auxiliando a diminuir os sintomas e trazer alívio para o paciente. Para usá-la é bem simples. Basta cortar uma fatia do vegetal, colocar sobre a região que foi picada e deixar ali por cerca de 10 minutos.

Isso irá auxiliar a aliviar a área e trazer mais conforto e bem-estar para o paciente. Como a cebola tem um cheiro bem forte, após a aplicação tome um banho, de preferência com temperatura morna. A água também irá ajudar a diminuir o desconforto causado pelas picadas.

3. Sal é um ótimo aliado para diminuir o inchaço das picadas de pernilongos

O sal também é mais um dos remédios caseiros que pode ser utilizado para várias finalidades. Ele é muito utilizado para a fabricação de soro caseiro, para casos de desidratação, febre e diarreia. Mas ele também é muito útil para o tratamento de picadas de mosquitos. Isso porque, ele contém várias propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.

Ou seja, além de diminuir o inchaço, vermelhidão e coceiras da região, ele também irá evitar que ela acabe infeccionando, o que pode gerar mais problemas. O ideal é que você pingue algumas gotas de água no sal, e então faça aplicação. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com água corrente. Você pode repetir a aplicação sempre que sentir desconforto por conta das picadas.

4. Tratamento caseiro contra picada de pernilongo usando Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é mais um dos remédios caseiros que tem mil e uma utilidades. Ele é composto por vários componentes que conseguem trazer alívio imediato contra picada de mosquito e outros insetos. Mas, assim como o limão, você deve usá-lo apenas dentro de casa. Isso porque ele também pode gerar manchas na sua pele se exposto ao som. É recomendado que você sempre faça a aplicação antes de dormir.

Não há segredo para usar o vinagre de maçã. Basta embeber um pedaço de algodão com um pouco do líquido e em seguida diretamente na área afetada. O alívio da dor e da coceira será praticamente instantâneo. E os demais sintomas irão desaparecer aos poucos.

5. Tratar picada de mosquito com Talco para Bebê

Os produtos para bebê são excelentes para o tratamento de picadas de mosquito. Isso porque, a composição deles é bem menos agressiva, e eles conseguem proporcionar alívio de forma rápida. Um dos remédios caseiros para que você não tenha mais desconforto por causa desses insetos é o talco para bebê. Ele ajuda a diminuir a inflamação, bem como evita que a pele coce e fique muito irritada.

O ideal é que você procure os talcos neutros, sem a adição de perfumes ou aromatizantes. Isso porque, essas substâncias também podem causar irritações profundas na pele. Principalmente se você tiver alergia a algum componente. Esse tratamento é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é aplicar um pouco do talco na região afetada e em seguida colocar uma gaze por cima. Evite usar qualquer tecido, pois ele pode abafar a região. A gaze vai deixar a pele respirar sem qualquer tipo de problema.