Saiba Como os Materiais de Construção Causam Entupimentos dos Canos

Saiba Como os Materiais de Construção Causam Entupimentos dos Canos

São as mais diversas causas de entupimentos dos canos em casas, prédios, empresas, etc. porém o descarte incorreto de resíduos, com certeza é uma das principais causas.

Entre esses resíduos descartados pelos canos, os materiais de construção estão em destaque e muitas vezes os moradores ou responsáveis pelas obras nem percebem que estão prejudicando as instalações hidráulicas visto que o descarte dos restos nas pias, privadas e ralos, acontece de forma indireta, ou seja, na lavagem de ferramentas ou até por não proteger as tubulações da poeira causada pela obra.

Os entupimentos causados por materiais de construção geralmente acontecem durante a obra ou no seu acabamento por descuidos. Os funcionários da obra geralmente esquecem de proteger os encanamentos, ralos, pias e o pó gerado pela construção se acumula na tubulação.

Outro problema é o rejeito da construção, ao realizarem a limpeza de equipamentos ou até mesmo do local este é descartado pelos canos, que por não estar preparado para receber este tipo de resíduo, entope. Evitar entupimentos dos canos por materiais de construção é muito simples e exige apenas um pouco de cuidado na limpeza e execução da obra. Confira alguns cuidados:

• Não lave os equipamentos nas pias, o indicado é levar os materiais que precisem de limpeza para uma torneira ou mangueira longe de ralos e após a lavagem, recolher os resíduos de massa e gesso e jogá-los no lixo.

• O rejeito da construção deve ser recolhido e descartado corretamente. Não os jogue em ralos, pias ou privadas.

• Nos ambientes externos, não deixe os materiais de construção soltos ou expostos, em caso de intempéries como chuva ou vento, estes podem ser levados para os encanamentos e causar problemas.

• Tintas, vernizes e outros materiais oleosos solidificam dentro dos canos, não os descarte nos ralos.

• Antes da limpeza pós-obra, varra o local e retire todos os resíduos. Além de evitar que eles escoam pelos ralos, você economiza água.

• Vede os tubos, não permita que a poeira ou detritos caiam por descuidos nos encanamentos.

Tomando todos esses cuidados, dificilmente acontecerá um entupimento dos canos com materiais de construção. Mas e se o cano já entupiu? Neste caso o ideal é chamar uma empresa especializada em desentupimento, com máquinas desentupidoras. Em nenhuma hipótese, utilize soluções caseiras, elas podem agravar o problema e até destruir os encanamentos.