Saiba Como Prevenir o Entupimento Da Sua Pia Da Cozinha

Saiba Como Prevenir o Entupimento Da Sua Pia Da Cozinha

Entupimento da pia de cozinha é algo que pode ocorrer com bastante frequência, e chega a ser muito incômodo. Há entupimentos leves em que a água apenas demora a escoar pelo ralo, até entupimentos totais onde a água definitivamente não desce.

Existem diversos métodos para desentupir pias como o desentupidor de borracha (aquele de mercado), limpeza na caixa de gordura, limpeza do sifão da pia, soda cáustica, entre outros. Mas antes, é necessário saber quais são os fatores que contribuem para o entupimento e quais são as melhores maneiras para evitar que isso ocorra.

PORQUE ENTOPE E COMO EVITAR 

Desde o planejamento do encanamento e da pia é possível minimizar os danos. Preferir a utilização de tubos mais largos e evitar fazer curvas com a tubulação: com mais espaço e sem quinas, é mais difícil que algum objeto grude no cano e provoque o entupimento.

E tem melhores maneiras para evitar entupimentos na pia de cozinha, como ter cuidado com o que se descarta no ralo. Os quatro maiores inimigos do ralo de cozinha e como evita-los são:

1. Óleo de cozinha: para descartá-lo, colocar em um recipiente com tampa (garrafa PET ou embalagem de vidro) e entregar à coleta seletiva ou postos de coleta (o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel); estes insumos não são diluídos em água, e além de causar entupimentos da pia da cozinha, acabam por dificultar a limpeza do esgoto nas estações de tratamento.

2. Pó de café: jogar sempre no lixo; a aparentemente inofensiva borra de café é uma das maiores vilãs quando se trata de pias de cozinha. Aquele resto de pó de café costuma colar nas paredes dos canos junto com a gordura dos utensílios, formando um bolo pegajoso que a água não consegue ultrapassar.

3. Espuma do sabão: a espuma, com o tempo, vai sedimentando e acumulando juntamente com outros detritos sólidos nas paredes do tubo, reduzindo ou até obstruindo o escoamento. Para evitar essa situação, deixar escorrer toda a espuma da pia para o ralo e deixar alguns segundos a água da torneira ligada.

4. Gordura e restos de comida: a gordura gruda na tubulação antes de chegar na caixa de gordura (que deve ser limpa a cada 6 meses), e faz com que os restos de comida fiquem presos nesses sedimentos de gordura grudados no cano, deixando a passagem de água cada vez mais difícil.

Para não entupir a pia da cozinha, é preciso jogar os restos de comida em um lixo, limpando os pratos antes de lavar a louça;  também é necessário retirar o excesso de gordura dos pratos com um pedaço de papel para que a mesma não vá para o encanamento, uma prática que, além de ajudar a evitar entupimento da pia, também ajuda a economizar água.