Serviço de limpa fossa: entenda como funciona

Serviço de limpa fossa: entenda como funciona

Serviço de limpa fossa: entenda como funciona

Serviço de limpa fossa: entenda como funciona – Você conhece ou já precisou do serviço de limpa fossa alguma vez? Confira o post desta semana e entenda como ele funciona e quando contratar para não passar sufoco. As fossas sépticas são uma unidade de tratamento primário para o esgoto doméstico.

E também costumam ser encontradas em residências mais distantes da cidade ou de zona rural, onde não tem o sistema de tratamento de esgoto. Se você é daqueles que gosta de curtir os feriadões nas cidades litorâneas, certamente já deve ter se deparado com problemas de fossa.

Isso porque, diversos desses municípios não têm sistema de tratamento de esgoto e utilizam o sistema de fossa para o escoamento do esgoto. O sistema funciona perfeitamente para os moradores locais, porém, ao chegar a temporada e a cidade lotar de veranistas, aí é que os problemas começam acontecer.


Como funciona o serviço de limpa fossa?

Você entra em contato com uma desentupidora especializada, que envia seus profissionais até o local, acompanhados do caminhão equipado com reservatório e equipamentos necessários. Com a ajuda de um caminhão e mangueira, é feita a sucção a vácuo dos dejetos, desobstruindo a passagem dos canos e limpando a fossa.

O conteúdo coletado da fossa precisa ser descartado corretamente, para não colocar em risco a saúde das pessoas e o meio ambiente. Por isso, ao contratar a empresa, verifique se ela realiza o descarte correto dos resíduos e se possui esse certificado de destinação.


Quando contratar?

Por questões de saúde e higiene, é de extrema importância que a limpeza de fossa seja feita ao menos uma vez por ano. Isso contribui para o bom funcionamento do sistema e evita que aconteçam entupimentos e, consequentemente, dores de cabeça com transbordamento de fossa, mau cheiro e contaminação do solo.


Como escolher uma empresa de limpa fossa?

Confira algumas dicas que separamos para você acertar na contratação da empresa de limpa fossa:

Desentupidora responsável: as empresas especializadas em manutenção e limpeza de fossas devem seguir as normas NBR 13969 e NBR 7229, que determinam a maneira correta da realização do serviço e do descarte desses efluentes. Essas normas existem para tentar diminuir o impacto que esses resíduos podem causar no meio ambiente.

Por isso, antes da contratação, verifique se a empresa respeita essas normas;

Experiência: para realizar o desentupimento ou manutenção de uma fossa, é preciso contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e saiba como realizar os procedimentos, para manter correto funcionamento desse sistema, sem prejudicar o meio ambiente;

Garantia: certifique-se de que a empresa contratada oferece garantia no serviço prestado, isso é fundamental;


Certificações e a legislação

A legislação para as empresas de limpeza de fossa é dura. Existem várias regras e normas que devem ser seguidas para garantir que a empresa não está prejudicando o meio ambiente, sua fauna e sua flora. A principal maneira de ter certeza de que a empresa segue todas as normas corretas.

No estado e São Paulo, as principais certificações são da SABESP, CETESB, IBAMA e o Alvará de Funcionamento emitido pela prefeitura da cidade de atuação da empresa. Confie apenas nas empresas que apresentam estas certificações e podem garantir que estão funcionando de acordo com as leis.


Tempo de mercado

É necessário que uma empresa tenha bastante tempo de mercado, garantindo bastante experiência no ramo. Além de dar mais experiência, uma empresa que está a bastante tempo atuando é a prova de que os clientes estão satisfeitos com ela e com o serviço prestado.

Se uma empresa não agrada seus clientes e não faz um bom trabalho, dificilmente ela se mantém por vários anos no mercado.


Confira a reputação da empresa

É sempre bom contar com a opinião dos outros, principalmente na hora de procurar um serviço. Ao procurar por uma empresa de limpeza de fossa, veja comentários de antigos clientes e análise qual é a reputação da empresa.


Equipe treinada e equipamentos de qualidade

Também é preciso confiar em empresas que tenham uma equipe treinada e equipamentos de tecnologia. Não adianta nada a empresa possuir vários profissionais e não ter os melhores equipamentos para lidar com os diversos procedimentos que envolvem a limpeza de uma fossa.

Assim como não adianta uma empresa ter equipamentos de ponta e ninguém que saiba operá-los. Conte sempre com alguém que pode oferecer estas duas soluções ao mesmo tempo. Possuir frota própria também é um grande diferencial destas empresas.